Moradores do município de Chupinguaia, a cerca de 145 quilômetros de Vilhena, denunciaram uma situação degradante envolvendo a coleta de lixo da cidade. Resíduos completamente infectados amontoados em lixeiras, nas ruas e em locais onde entulhos se aglomeram estão decorando as vias públicas.
Segundo um dos populares que enviou fotos e vídeo da situação, há semanas o caminhão da coleta não passa nos bairros. Alguns habitantes, já sem ter o que fazer, estão recolhendo em seus próprios veículos o lixo parado já que não aguentam mais o mau odor e a criação de larvas no local.
Em resposta, um membro da Prefeitura afirmou que um dos caminhões havia sofrido um problema, mas que outro caminhão e duas caçambas foram destinadas a fazer a coleta. Ainda segundo a informação, a situação já está sendo regularizada pela gestão.
RISCOS DO ACÚMULO DE LIXO
Uma das maiores preocupações com o acúmulo de lixo nas cidades têm se tornando o vetor de doenças que essa prática pode trazer. Além do chorume gerado, que acaba indo para o solo e infectando a água, os resíduos podem virar abrigo para animais e insetos que transmitem leptospirose, peste bubônica, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase.