Gestores de condomínios podem encontrar muitas dificuldades na execução do seu trabalho, afinal, um condomínio é uma estrutura muito complexa que depende de vários setores para funcionar com eficiência.
Contudo, um dos principais problemas que gestores de condomínio encontram no dia a dia está relacionado com a inadimplência.
Afinal, a inadimplência tem impacto direto no bom funcionamento do setor financeiro do condomínio, e pode causar problemas graves não só para a administração do condomínio, como também para o restante dos moradores.
A taxa de condomínio serve como uma cobrança mensal para sustentar todas as despesas condominiais, com ela é possível pagar as contas de água, luz, salário dos funcionários, serviços terceirizados e etc.
Por isso, quando a taxa de inadimplência de um condomínio é muito alta, os gestores precisam tomar providências.
Quais são as causas da inadimplência?
As possíveis causas para o aumento na taxa de inadimplência são muitas, que podem depender ou não da gestão do condomínio.
Uma crise financeira pode ter reflexo no aumento da inadimplência. Durante a pandemia, as taxas de inadimplência aumentaram de forma considerável em condomínios no Brasil, porque as condições da pandemia deixaram as contas mais apertadas.
São diversos motivos que podem levar um morador a não pagar a sua taxa condominial, e alguns podem sim ser responsabilidade da gestão do condomínio.
Uma comunicação falha pode justificar a inadimplência. Processos complicados para pagar as taxas condominiais também podem ser um motivo.
Como evitar o aumento da inadimplência?
O gestor que busca diminuir a taxa de inadimplência precisa estar ciente de algumas coisas.
Primeiramente, quanto melhor for a comunicação no condomínio, menor será a taxa de inadimplência. Os moradores precisam ter facilidade para conversar com o síndico, além de estarem por dentro de todos os detalhes da organização do condomínio.
Isso quer dizer que os condôminos devem ter acesso ao balancete condominial com a prestação de contas, dessa forma vão entender onde está sendo usado o dinheiro da taxa condominial.
A boa comunicação também implica que os moradores serão notificados sobre a cobrança das taxas, o ideal é que essa cobrança seja feita por mais de uma plataforma, para garantir sua efetividade.
Com uma boa comunicação, o gestor então deve se preocupar com a facilidade do pagamento das taxas condominiais.
O sistema para o pagamento deve ser simples e fácil, e todos os moradores devem ter acesso.
Sistema que ajuda a reduzir as taxas de inadimplência
O sistema e aplicativo uCondo é uma plataforma para a gestão de condomínios completa. O sistema oferece diversos recursos e funcionalidades que auxiliam na gestão condominial.
A comunicação é centralizada e muito mais eficiente, o financeiro e a organização do condomínio também são muito melhor gerenciados.
Além disso, o sistema cumpre o papel de diminuir a taxa de inadimplência porque oferece uma excelente solução para a comunicação no condomínio e também oferece uma ótima ferramenta para os condôminos pagarem suas taxas e realizarem acordos.
O aplicativo uCondo conta com um recurso exclusivo para lidar com a inadimplência e oferece todas as funcionalidades necessárias para lidar com esse problema.
O gestor que utilizar o software não só vai ter uma boa diminuição na taxa de inadimplência, como também poderá usufruir das diversas vantagens do aplicativo que oferece mais economia e comodidade para síndicos e administradoras.
O salão de festas de condomínio é um local propício para lazer e recreação dos condôminos. É um espaço em comum onde são realizados eventos e celebrações. Ter um bom espaço é uma motivação para os inquilinos não ficarem inadimplentes. Invista nesse espaço com boa organização, limpeza e alguns itens para ajudar na festa como um freezer vertical.
Por: Lucas Martinatto