O governo de Rondônia reiniciou o asfaltamento da RO-370, mais conhecida como Rodovia do Boi, no trecho que interliga o município de Corumbiara ao distrito de Vitória da União, no Sul do estado. A obra faz parte da Rodovia TransRondônia, projeto de construção de uma estrada asfaltada paralela à BR-364 (do Sul do estado a Guajará-Mirim), cuja proposta é abrir novas fronteiras agrícolas e aliviar o tráfego pesado de carretas e bitrens na rodovia BR-364, a principal estrada de Rondônia onde trafegam diariamente cerca de 1500 carretas, segundo estatísticas de órgãos públicos oficiais.
A pavimentação estava paralisada por causa do período de chuvas que compreende o inverno amazônico. Com o início da estiagem o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) assinou a ordem de reinício dos trabalhos e a empresa WJC já trabalha no local.
O diretor-geral, Luiz Carlos Katatal, explica que são 20 km de extensão entre Corumbiara e Vitória da União. Disse que a empresa atua em 10 km que tem contrato, e que outros 10 km estão em fase de licitação. “Além desse trajeto, o governador Daniel Pereira já autorizou o início da licitação de mais 140 km da Rodovia do Boi, chegando até a Vila Bosco, na região do município de Parecis, na Zona da Mata”, detalhou Katatal.
TranRondônia
O traçado da Rodovia TransRondônia começa em Pimenteiras pela BR-435 (antiga RO-399), que também está sendo asfaltada pelo Governo; passa pelos municípios de Cerejeiras; Corumbiara, Chupinguaia; Parecis; corta toda a Zona da Mata passando por Rolim de Moura, segue por Alvorada; Urupá; Mirante da Serra, chegando à região de Ariquemes para aproveitar a rodovia de acesso a Buritis e posteriormente a Estrada Parque até os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Engenharia DER
Secom – Governo de Rondônia