Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Família de Araras Canindé é salva após árvore cair com ninho

- anúncio-

Foto: Divulgação PM Ambiental

No último dia 13 de fevereiro de 2023, segunda-feira, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em Vilhena, foram acionados pelo chefe da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do município de Corumbiara para realizar o resgate de uma Arara Canindé com seus filhotes.

O fato ocorreu na zona rural do município de Corumbiara, a solicitante, dona da fazenda, informou que o ninho da arara foi construído no alto de uma árvore seca e que o galho quebrou derrubando o ninho com a “arara mãe” e seus três filhotes, devido à queda as araras ficaram machucadas necessitando de cuidados veterinários. Por não ter condições de cuidar das araras, a solicitante acionou a Secretaria de Meio Ambiente que fez contato com o BPA de Vilhena.

Nessas situações os animais deveriam ser direcionados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que infelizmente encontra-se desativado no Estado de Rondônia. Sendo assim os animais foram deixados aos cuidados da médica veterinária Fabiane Tietz da Costa, parceira voluntária, que se prontificou a tratar e cuidar dos animais em ambiente adequado até que tenham condições de serem devolvidos em segurança à natureza.
As araras escolhem cavidades no tronco de árvores para fazerem seus ninhos, com seus bicos e unhas grandes e resistentes conseguem aumentar esses buracos, forrando-os com as próprias lascas da árvore. Os filhotes nascem frágeis e sem penas, precisando serem alimentados pelos pais até os seis meses de vida e só aos três meses, quando o corpo já está todo coberto de penas, é que se aventuram em seus primeiros voos.A perda de habitat natural, devido ao desmatamento e queimadas, vem afetando cada vez mais as populações de araras, assim como demais espécies da fauna, que acabam perdendo seus recursos alimentares, locais de abrigo e de nidificação (ação de alguma espécie de animal construir seu ninho).

- Advertisement -
- Advertisement -

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas