A explosão que deixou um homem de 59 anos com queimaduras em 90% do corpo, em Vilhena (RO), aconteceu quando ele acendeu o interruptor da luz. A informação foi confirmada ao g1 pela família da vítima.
O acidente aconteceu no último dia 4. O homem foi socorrido em estado grave e desde então está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A esposa dele também ficou ferida e foi encaminhada ao hospital.
De acordo com a enteada da vítima, ele levantou e foi até a cozinha, como de rotina. Quando tentou acender a luz, aconteceu a explosão.
“É costume dele levantar de 5h pra 6h todos os dias. Era a rotina dele levantar cedo, acender a luz pra ir fazer o café e escutar as notícias do rádio”, relatou.
Ligar a luz pode causar explosão?
Segundo a tenente do Corpo de Bombeiros, Viviane Oliveira, a principal teoria é que a botija de gás tenha vazado até concentrar uma grande quantidade no ambiente fechado da residência. Uma perícia feita no local deve indicar o que pode ter causado o vazamento.
“O risco de explosão seguido por incêndio é grande quando há presença de fogo (qualquer chama ou faísca) ou do acionamento de aparelhos elétricos. Até mesmo o acendimento de uma lâmpada pode levar a uma explosão, caso o gás já esteja em altas concentrações no ambiente”, explica.
Estado de saúde das vítimas
A mulher estava dormindo no quarto e acordou com o barulho e parte do teto caindo sobre ela. Mesmo mais distante da cozinha, ela sofreu queimaduras no rosto e nas costas. Foi encaminhada para o hospital, mas já recebeu alta e se recupera bem.
A situação do homem é mais delicada. Inicialmente ele foi internado em uma UTI do Hospital Regional de Vilhena, depois encaminhado para o Hospital Regional de Cacoal (RO). Ele aguarda por um transporte aéreo para ser transferido até Goiânia, onde deve receber um tratamento mais específico.