A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) recebeu na manhã de quinta-feira (07), no hall de entrada do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar dois drones e dois tabletes referentes a emenda parlamentar que serão destinadas ao Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisa (Bprfon).
Participaram da solenidade, o comandante-geral da PMRO, coronel PM James Alves Padilha, o comandante do Bpfron, major PM Jairo, o deputado estadual Alex Silva e o responsável pelo Funrespom,tenente PM Laerte.
Os veículos aéreos não tripulados que tiveram investimento de R$46.987,00 através de emenda parlamentar, serão utilizados em ações policiais de forma a promover maior segurança as equipes em solo e obter material suficiente para melhor subsidiar a adoção de medidas relacionadas às questões de ordem pública e defesa civil.
O modelo Mavic 2 Pro tem alcance de 8km , com alcance de 6 quilômetros voa na altura máxima de 8 quilômetros e autonomia de vôo de 31 minutos e conta com tablet para visualização das imagens que podem ser gravadas em vídeos ou fotografadas. Os drones irão auxiliar no combate aos crimes de fronteira e no melhor desempenho policial em operações.
O Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisa (Bpfron) foi criado no dia 21 de novembro de 2019, está caminhando para seus 03 anos de criação. Tem a missão de evitar crimes transfronteiriços de tráfico de drogas internacional, contrabando de arma de fogo, munições e contrabando, descaminho e pirataria, evasão de divisas, roubo e furto de veículos, rota de veículos de procedência ilícita, imigração ilegal de estrangeiros pela fronteira seca, tráfico de pessoas, refúgio de criminosos e no combate intenso ao crime organizado.
O comandante do Bpfron, major PM Jairo, agradeceu a destinação da emenda parlamentar e a confiança depositada em seu trabalho. “Temos destinados ao Bpfron um montante de R$265 mil reais de emenda parlamentar que auxiliarão no melhor desempenho das atividades do Batalhão”, disse o major.
Durante a solenidade foi entregue uma homenagem ao deputado. O coronel James Padilha, comandante-geral da PMRO, afirmou que os dois drones destinados à Corporação vão agregar ainda mais ao trabalho efetivo dos policiais que atuam nas ruas contra a criminalidade. “Temos uma polícia técnica e que tem um excelente treinamento e atua de forma técnica. São várias apreensões e esses equipamentos podem nos ajudar a preservar ainda mais a integridade dos nossos militares que estão nas ruas combatendo o crime”, concluiu o comandante-geral.
Texto: Renata Pimentel – Sd PM Renata
Imagens: Sgt PM Raicinaluz
Fonte: Dcoms