O município de Cerejeiras passou por uma testagem em massa nessa quarta-feira (07 de abril), onde 23 casos de Covid-19 foram confirmados. A ação contou com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), a Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e a Prefeitura.
Ao todo, foram realizados 563 testes rápidos na modalidade drive-thru. O teste rápido de antígeno, que foi utilizado, é considerado um dos mais confiáveis para detectar o vírus mesmo nos primeiros dias de contaminação. Essa foi a 11ª edição da testagem.
Cerejeiras tem passado por uma grande quantia de casos e óbitos, o que tem assustado os moradores da cidade. O Secretário Estadual da Saúde, Fernando Máximo, chegou a comentar que há uma grande preocupação de haverem casos confirmados da Cepa 1 (nova variante da Covid-19) em Cerejeiras.
Alguns dos participantes da testagem agradeceram a ação promovida pela Saúde, que conseguiu retirar de circulação 23 pessoas que poderiam transmitir (mesmo sem saber) o vírus para novas vítimas.
Os pacientes diagnosticados com a doença receberam o atendimento médico, além das orientações e remédios indicados para iniciarem o tratamento. A ação também foi realizada no Hospital Municipal São Lucas, onde 22 pedestres e ciclistas passaram pela testagem e três casos foram confirmados.
Atualmente, Cerejeiras está com 451 casos ativos de Covid-19. Destes, 436 já estão em tratamento e seis estão nas UTI’s de Vilhena e Cacoal. O município já confirmou mais de 1.770 casos da infecção.