Os profissionais da Saúde em Vilhena montaram na entrada da cidade, sentido Cuiabá, desde a última sexta-feira (17 de abril) uma barreira de combate ao Covid-19. A função dos envolvidos é orientar os motoristas, sobre os perigos e cuidados com o coronavírus.
A reportagem do Folha de Vilhena conversou com uma agente de saúde, que informou sobre a mobilização. Estão atuando diariamente na conscientização o serviço municipal de Saúde (com enfermeiros e agentes comunitários); a Coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da atenção básica e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Todos os dias são realizados rodízios, com aproximadamente 8 profissionais disponíveis para o atendimento. Na barreira, são parados carros, motocicletas, etc. Caminhoneiros estão sendo controlados em outro ponto, na saída da cidade. Em média, mil veículos são abordados na barreira a cada 24 horas.
Entre o trabalho desenvolvido está orientar os condutores sobre o uso de máscaras para proteção, álcool em gel, e demais dicas relacionadas à higienização. Além disso, eles também estão colhendo dados sobre pessoas que chegam de cidades consideradas críticas (como Porto Velho e Ariquemes).
Esses dados para contato são repassados ao controle de casos do Covid-19 em Vilhena, para que a equipe possa observar possíveis confirmações da doença. Pessoas que apresentam sintomas também são orientadas pelos profissionais, para que possam buscar auxílio médico.
A agente de saúde ainda informou que a UBS Liro Hoesel, no Bairro Cristo Rei, está confeccionando e doando máscaras de proteção para a população.