A Polícia Federal, em conjunto com as demais forças envolvidas nas ações de enfrentamento ao Covid 19, Exército Brasileiro, PRF, Força Nacional e Unesfron, em Guajará-Mirim/RO, empreenderam ações no sentido de cumprir a determinação de restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros e também, no combate à criminalidade em geral e crimes transfronteiriços, realizando diversas ações em diferentes pontos do município.
No início da noite do dia 26/3, a patrulha fluvial, realizada pela Polícia Federal e Exército Brasileiro, abordou uma embarcação cruzando o Rio Mamoré vindo da Bolívia, tripulada por dois indivíduos de nacionalidade boliviana, que em dado momento pularam da embarcação e um deles conseguiu fugir.
Durante a ação, foi constatado que no barco haviam produtos de origem estrangeira, que seriam importados ilegalmente para o território brasileiro por ponto não alfandegado. Foram apreendidas embalagens, medicamentos e outros produtos de origem estrangeira, além da embarcação. O estrangeiro detido foi deportado.
Na madrugada do dia 27/3, outra embarcação de origem boliviana foi interceptada pela patrulha fluvial quando estava chegando às margens do lado brasileiro. Na oportunidade foram detidos cinco dos sete bolivianos que tentavam atravessar e um casal conseguiu se evadir. Os detidos, que portavam a quantia de R$ 29 mil e BS 4 mil, além de certa quantidade de folhas de coca, foram conduzidos ao Porto Oficial do município e, em seguida, deportados com fundamento na legislação brasileira.
Ainda na madrugada da sexta-feira (27/3), em barreira integrada pela PRF e EB, na rodovia de acesso a Guajará-Mirim, foi flagrado um veículo de carga transportando 15 metros cúbicos de madeira sem a documentação obrigatória, motivo pelo qual a madeira foi apreendia e os indivíduos conduzidos à Delegacia de Polícia Federal para adoção das medidas cabíveis.
Por fim, no início da manhã da sexta-feira (27/3), autoridades bolivianas deportaram da Bolívia um brasileiro que possuía dois mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Rondônia. Homem é acusado dos crimes de tráfico de entorpecentes e receptação. Policiais da Força-tarefa receberam o nacional e o encaminharam à Polícia Civil em Guajará-Mirim.