A Prefeitura de Pimenteiras do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Vigilância Sanitária, realizou a campanha de vacinação antirrábica Canina e Felina. A campanha aconteceu na quarta-feira (30), no Distrito de Laranjeiras e na Zona Rural do município.
A raiva é uma zoonose ainda considerada 100% letal causada pelo vírus rábico. A doença se caracteriza por uma encefalite progressiva aguda. Todos os mamíferos podem se infectar com o vírus rábico e podem transmitir a doença através de mordedura, arranhadura ou lambedura através do contato direto com a saliva do animal infectado pelo vírus rábico.
Atualizando o cronograma de imunização, a prefeitura de Pimenteiras, por meio da vigilância Sanitária através do veterinário Eduardo, seu continuidade no Distrito de Laranjeiras, na Zona Rural e na cidade, à Campanha de Vacinação contra a Raiva Canina e Felina. O município tem a previsão de vacinar 90%, elaborando um cronograma de vacinação onde a população poderá levar os animais para devida imunização com a vacina antirrábica, declarou Eduardo.
Segundo o Secretário de Saúde, Moises Herrera Penha, a raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.