Dezenas de famílias estão deixando suas casas em Ji-Paraná (RO), município a pouco mais de 370 quilômetros de Porto Velho. O motivo são as fortes chuvas que caem em Rondônia. Conforme a Agência Nacional de Águas (Ana), o nível do Rio Machado, que banha a região, atingiu a marca de 11,13 metros nesta segunda-feira (14).
No bairro São Francisco, por exemplo, um dos mais afetados pela cheia do Machado, residências ficaram alagadas e os moradores usam embarcações para saírem das casas com a mudança.
“Estou muito triste. Todo ano é essa mesma situação e nós ficamos aqui sendo prejudicados. Para ir à casa do meu filho, tive que passa dentro da água. Tenho muito medo de doenças e de animais peçonhentos”, contou a moradora do bairro Raimunda Ribeiro Pontes.
Segundo a Defesa Civil, as famílias atingidas estão sendo encaminhadas para o Ginásio de Esportes Gerivaldão. “Estamos encaminhado estas famílias para o abrigo montado pela prefeitura onde será dado suporte. Em alguns bairros, já tem moradores se locomovendo de barco”, destacou a coordenadora do órgão na cidade, Meire Zanettin.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, os bairros mais atingidos são Urupá, São Francisco e Primavera. As famílias estão sendo retiradas com ajuda de caminhões da prefeitura de Ji-Paraná (RO).
Texto: Gedeon Miranda
Fonte: G1/RO