A Energisa, que assumiu oficialmente, no dia 30 de outubro, a distribuição de energia da Eletrobras Rondônia (extinta Ceron), recebeu a intimação da decisão da 1ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, que concedeu liminar suspendendo o reajuste da tarifa de energia elétrica aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no último dia 11.
A empresa respeita e acatará a decisão da juíza, mas, por entender que o reajuste é legítimo – por ter sido homologado e aprovado pelo órgão federal que regula o setor elétrico em todo o Brasil e está dentro das regras vigentes do contrato de concessão – vai recorrer judicialmente da decisão.
É importante frisar que, na fatura que os consumidores pagam para a Energisa (extinta Ceron), somente 20,67% são relacionados a custos de distribuição e os outros 79,33% são repassados para o governo e outros agentes do setor, como transmissão e geração.
Vale ressaltar que o custo da compra de energia no Brasil ficou muito alto em 2018 e impactou nos reajustes de todas as distribuidoras de energia do Brasil.
Fonte: Assessoria