No início desta semana, o Diretor Regional de Gestão Ambiental da SEDAM, Orlando Silva utilizou as redes sociais para alertar os moradores do município de Colorado do Oeste sobre o risco de extinção do Riacho localizado na Linha 5, rumo Colorado km 7.
Segundo o diretor, o rio que anos atrás possuía um grande volume de água, atualmente se encontra pedindo “ajuda” para não desaparecer, devido ao desmatamento das matas ciliares. Na postagem, Orlando pede para que os moradores publiquem fotos de locais da cidade que estão na mesma situação para que seja iniciada a recuperação.
Orlando que atua na fiscalização de pesca predatória e desmatamento irregular, sucessivamente faz menção sobre os cuidados que o homem tem que ter com a natureza, e apesar das opiniões opostas de muitas pessoas, luta para que os recursos naturais rondonienses sejam preservados.
Matas ciliares
A ausência da mata ciliar (formação vegetal) faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo a sua infiltração e armazenamento no lençol freático, reduzindo-se assim, as nascentes, os córregos, os rios e riachos, locais em que a mata ciliar é encontrada nas margens.
Fonte
Texto: Redação Fv *(informações Conesulacontece)
Foto: Orlando Silva