Começa nesse domingo, dia 15, o horário de verão em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. As regiões Norte e Nordeste não participam, mas são afetadas pela mudança. A partir da próxima segunda-feira (16), os bancos abrem e fecham uma hora mais cedo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (Seeb-RO), o atendimento do órgão é simultâneo ao horário de Brasília e assim, como em anos anteriores, funcionará das 8h às 13 horas em todo o estado.
Quem perder o horário de atendimento pode utilizar os caixas de autoatendimento e ou as plataformas digitais disponíveis por cada instituição bancária.
Outras alterações que podem ocorrer com a chegada do horário de verão são mudanças em horário de chegadas e partidas de vôos em Rondônia. Conforme Infraero, os aeroportos da Rede Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional até o dia 17 de fevereiro do ano que vem. Quem tiver dúvidas sobre possíveis alterações em horário de voos, a Infraero recomenda que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.
De acordo com o governo federal, o objetivo do horário de verão é aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. Com a mudança no relógio, Rondônia, Roraima e o leste do Amazonas ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, enquanto Acre e oeste do amazonense ficam com três horas a menos.
O horário de verão começa à 0h do próximo domingo (15) e segue até 18 de fevereiro de 2018.
Fonte: Rondoniagora