Conforme vice-prefeita do município, Valeria Garcia, os ônibus serão disponibilizados em parceria com a Prefeitura para eleitores que moram na zona rural
A Justiça Eleitoral de Rondônia realizará a coleta de dados biométricos dos eleitores do município de Pimenteiras do Oeste. O recadastramento com impressões digitais e fotografia será feito nas instalações da Câmara Municipal de Vereadores do Município, na Rua Rio Grande do Norte, nº 362 – Centro, durante todo o mês de agosto. Ao todo 2.326 eleitores deverão passar pela revisão biométrica.
A atualização faz parte da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na qual consta a nova sistemática de identificação do eleitor, por meio de reconhecimento de dados biométricos. A medida busca acrescentar mais segurança e garantias contra fraudes no sistema eleitoral brasileiro, visando extinguir crimes de falsidade ideológica no ato da votação.
O recadastramento do título eleitoral é obrigatório para todos os eleitores. O eleitor que não realizar o recadastramento com dados biométricos poderá ter seu título eleitoral cancelado, o que implicará em uma série de impedimentos, tais como: de tomar posse em cargo público, obter passaporte e CPF, assim como a obtenção de documentos que exijam certidão de quitação eleitoral e poderá pagar multa.
Para que seja feita a atualização, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral portando documento público que comprove sua identidade, título eleitoral, se possuir, comprovante de residência. O eleitor que não comparecer durante este período terá sua inscrição cancelada.
Texto: Wilmer G. Borges
Foto: Ilustrativa