Nesta segunda-feira, 12, Gustavo Valmorbida (ex-secretário) e Sandro Signor (empresário) foram presos, Fausto Moura e sua esposa Edis Custódio não foram localizados, assim como Ailton Nunes. O advogado Josafá Bezerra também foi conduzido coercitivamente, além de sofrer busca e apreensão de documentos em sua residência
Após a deflagração da Operação “Ficus” na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro, em Vilhena, os Delegados da PF que estão à frente da operação juntamente com o Superintendente da PF concederam coletiva à imprensa local na sede da Delegacia e, na oportunidade informaram que a operação deflagrada continuaria para buscar elementos e provas que levem a novas evidências e suspeitos, além claro, para serem cumpridos todos os mandados expedido pelo juiz federal.
Pois bem, como dito, a operação está a todo vapor e, mais uma vez na manhã desta terça-feira, 13, novos mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas estão sendo cumpridos. Assim, estão neste momento prestando depoimentos na sede da Delegacia, o ex-prefeito e hoje secretário municipal de Planejamento, Heitor Tinti Batista e os engenheiros Lucio Flavio Farias e Newton Hideo Nakayama, este último conduzido coercitivamente.
Ao todo, 04 mandados de prisão preventiva foram expedidos em desfavor de Fausto Moura (sócio da Projetus Engenharia), Edis Custódio Moura (esposa de Fausto), Ailton Jose da Nunes e Sandro Signor, este último se apresentou à sede da Polícia Federal assim que soube do mandado de prisão contra ele. Além disso, Gustavo Valmorbida teve a decretada a prisão temporária por 05 dias e 09 conduções coercitivas foram expedidas e as mesmas já estão sendo devidamente cumpridas, assim como os mandados de busca pessoas e domiciliar.
A operação Ficus, visa desmantelar um esquema de pagamentos de propina na Prefeitura de Vilhena através de fraudes às licitações e superfaturamentos com repasses “disfarçado de comissões” em contratos ideologicamente falsos, ocasionando recebimento de vantagens indevidas a servidores públicos e particulares.
FICUS – PF deflagra operação para desarticular esquema de propina e lavagem de dinheiro em Vilhena
Redação