Mais de 2,4 mil atletas devem passar pelas quadras, campos e piscinas de Ji-Paraná entre os dias 2 a 11 de setembro. É o que espera a organização dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, JIR. Cerca de 30 municípios confirmaram a participação nas mais de dez modalidades disponíveis.
Nesta edição o futebol será a novidade e tão aguardada modalidade que entrou na lista. O JIR foi idealizado em 1983 para incentivar o esporte no estado, e teve a participação de grandes nomes do estado, como lembra o ex-atleta e técnico de vôlei, Beto Robeiro, que atuou nas quadras em 1985.
– Rondônia teve equipes que foram campeãs brasileiras tanto no voleibol quanto em outras modalidades. Era também muito representativo nos jogos escolares na etapa nacional.
O ex-árbitro de basquete, Elsedir Araújo, também lembra dos bons tempos no esporte afirma que as competições locais ajudam a revelar grandes jogadores.
– O handebol por exemplo teve um goleiro, o Jabá, que foi para a Seleção e era de Ji-Paraná. Tivemos no voleibol o Gonzaguinha, mas ele jogava demais aquele menino
Segundo o coordenador de esportes da Sejucel, José Carlos, o JIR terá algumas mudanças esse ano, e antes mesmo de começar, já destaca modalidades como capoeira e futsal, que têm grande aceitação e competitividade.
– Como destaque temos a capoeira, que está tendo muitos adeptos, o número já até rivaliza com o atletismo. Outra modalidade que está em todos os regionais e tem sempre muita procura é o futebol de salão.
Os jogos serão realizados pelo basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, capoeira, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, futebol, xadrez e ciclismo. O campeão e vice serão premiados com troféus e medalhas.
Fonte: Globoesporte/ro