A agente foi atingida por um veículo, onde a condutora alegou ser médica pediatra e solicitou a passagem, porém, não respeitou a velocidade vindo causar o acidente
Cerca de 15 agentes de saúde do município de Vilhena estiveram participando da paralisação nacional da categoria, intitulada como o dia “D” realizada nesta última quarta-feira, 18 de maio, no município de Ouro Preto.
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de todo o estado de Rondônia estiveram participando da paralisação que interditou a BR – 364 por cerca de duas horas, na saída para o município de Ji Paraná. O protesto pacífico foi em prol de melhorias de serviços e de salários, além de outras reivindicações da categoria.
Enquanto o protesto era realizado na rodovia federal, servidores seguravam faixas e bandeiras, já havia quase 8 km de carros parados, sendo liberados apenas veículos de emergência, porém, como mostra o vídeo, uma mulher num veículo preto, modelo corola informou aos manifestantes que seria médica pediatra do município e que estaria indo cumprir um plantão na cidade de Jaru solicitando a passagem. Ao ser liberada, a condutora não respeitou à velocidade e acabou atingindo a agente comunitária de saúde, Rosângela Lucas da Silva, moradora de Vilhena.
Testemunhas informaram que somente Rosângela foi atropelada, pois estaria de costas e não viu o veículo se aproximar. Com o susto, os demais agentes começaram a gritar e outro veículo seguiu o Corola, porém, não conseguiu alcançá-lo.
Após o ocorrido a manifestante foi socorrida e levada até o Hospital Municipal de Ouro Preto com ferimentos, mas está bem.
A passeata continuou, onde os agentes seguiram pelas ruas da cidade que se encerou na sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Ouro Preto do Oeste (STPMOP).
O dia “D” dos direitos dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate as endemias foi organizado pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), sendo representada no estado de Rondônia pela Federação Rondoniense dos Agentes Comunitários de Saúde (FERAS).
Rosângela presta serviço no Posto Industrial, e juntamente com os demais representantes do município desembarcou na manhã desta quinta-feira, 19, em Vilhena.
Fonte: Redação
Fotos: Gazeta Central