
A onça-pintada capturada após tentar invadir um condomínio de luxo em Ji-Paraná (RO) foi solta nesta sexta-feira (22) no Parque Nacional do Mapinguari, uma área de floresta preservada no interior de Rondônia.
O felino tem três anos e meio e ainda é considerado um filhote, segundo o biólogo Flávio Terassini, ouvido pela Rede Amazônica.
Antes de ser devolvido à natureza, o animal passou por avaliação veterinária, exames de saúde e um período de monitoramento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho.
Para conseguir fazer a soltura, os profissionais precisaram sedar o animal precisou duas vezes devido à agitação. O Ibama e a Polícia Militar participaram da ação.
Relembre o dia do resgate
A captura da oça-pintada ocorreu na noite do dia 12, nas proximidades de um condomínio residencial localizado no Terceiro Distrito de Ji-Paraná, região próxima ao Rio Urupá, por volta das 23h.
Desde o dia 5 de agosto, moradores de Ji-Paraná vinham relatando a presença do animal em diferentes pontos da cidade. Pegadas encontradas na margem esquerda do Rio Urupá confirmaram que o animal estava circulando por áreas urbanas.
Além disso, ele foi filmado tentando invadir um condomínio de luxo da cidade.
A captura foi realizada por equipes do Corpo de Bombeiros, Ibama e Polícia Militar Ambiental. Após o resgate, a onça foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho
G1RO