Foi registrado aumento de mais de 50 mil atendimentos em relação ao ano anterior
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de contato da população com o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo assistência integral, prevenção de doenças e promoção da saúde por meio da atuação das Equipes de Estratégia de Saúde da Família junto à comunidade.
Em 2024, o município de Vilhena alcançou um marco significativo na APS, registrando um aumento de mais de 50 mil atendimentos em relação ao ano anterior, conforme dados do relatório do sistema E-SUS.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Gomes, esses números incluem atendimentos individuais realizados por médicos, enfermeiros, dentistas, além dos atendimentos prestados pelas Equipes Multiprofissionais (E-Multi) e o aumento na oferta de procedimentos realizados.
Além disso, a Atenção Primária tem se destacado no cenário estadual. No último quadrimestre avaliado pelo Ministério da Saúde, o município alcançou o 4° lugar nos indicadores de saúde em Rondônia. Entre as cidades com mais de 60 mil habitantes, Vilhena lidera o ranking, com uma nota de 9,23.
Os indicadores avaliados incluem a qualidade no atendimento, a cobertura vacinal, o acompanhamento de doenças crônicas e a assistência às gestantes, entre outros fatores que impactam diretamente a qualidade de vida da população vilhenense.
*SEMCOM*