Processo aplicado torna-se parte fundamental do processo de aprendizagem
Visando melhorar ainda mais a qualidade da alimentação oferecida aos alunos da rede municipal de ensino de Vilhena, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem buscado implementar cada vez mais uma alimentação rica em nutrientes, minerais e vitaminas. Ao todo, são distribuídos semanalmente cerca de 1.000 kg de frutas, 500 kg de legumes, além de folhagens, tomates, repolho, couve, carnes e carboidratos.
“A alimentação é um dos fatores de maior importância em qualquer fase da vida e durante o período escolar não é diferente. Deste modo, é fundamental garantir uma alimentação adequada de acordo com a faixa etária de cada criança. Uma criança bem alimentada, com as quantidades adequadas de nutrientes, concentra-se mais, tendo melhores capacidades de resposta aos ensinamentos ministrados nas salas de aula”, aponta Edilaine Andrade, nutricionista da Semed.
Os cardápios são preparados de acordo com a quantidade de alunos atendidos por escola, o tempo que eles permanecerão no local e também baseiam-se nas projeções de aquisição alimentar preparada para o ano. Até o momento, foram investidos mais de R$ 300 mil em refeições escolares, adquiridas em sua maior proporção da agricultura familiar, por meio de empenhos e, quando necessário, complementadas com empenho do comércio.
A alimentação oferecida diariamente aos estudantes é cuidadosamente calculada, analisada e preparada por profissionais capacitados, visando o melhor aproveitamento dos alimentos e garantindo maior qualidade nas refeições.
Semcom