Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Secretaria de Saúde de Vilhena destaca importância da prevenção do HIV em meio ao aumento de casos




Número de infecções estão aumentando de forma alarmante no município

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena, por meio do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), faz um alerta à população sobre o crescente número de pacientes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

- Advertisement -
- Advertisement -

O HIV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causadora da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), que afeta o sistema imunológico do organismo, comprometendo sua capacidade de combater infecções e doenças. Sua transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais desprotegidas com uma pessoa soropositiva, compartilhamento de objetos perfuro cortantes não esterilizados, transfusões de sangue contaminado ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

- Advertisement -

Segundo a psicóloga Maria Zilda, que atua na unidade, os casos de HIV estão aumentando de forma alarmante no município. Desta forma, a Semus reforça a importância da prevenção como uma estratégia eficaz na luta contra o vírus. Embora o preservativo, popularmente conhecido como camisinha, seja amplamente reconhecido como um método preventivo, o Ministério de Saúde também disponibiliza a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) como uma alternativa para evitar a infecção pelo vírus.

Em Vilhena, o medicamento está disponível no SAE/CTA. Ele é recomendado para pessoas que não têm HIV, mas que estão expostas a um maior risco de contrair a infecção devido às suas práticas sexuais, sorologia do parceiro e outras vulnerabilidades.

Além disso, há também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, Hepatites virais e outras IST.

Para os casos em que uma pessoa passou por uma situação de risco, a melhor abordagem é obter um diagnóstico precoce e buscar tratamento com medicamentos antirretrovirais (ARV). Os testes rápidos para identificar o HIV podem ser realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no SAE/CTA.

O SAE/CTA está localizado na Rua Porto Velho, nº 178, bairro 5º BEC, das 7h às 18h.

Semcom

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas