Banner
Banner
Banner

Banner


Sexta-feira, 17 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Operação Articulata – Delegada alega que quebras de sigilo indicam possível corrupção em Candeias

- anúncio-

Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (16), durante uma coletiva de imprensa, a delegada Aline Neiva Santos, da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), divulgou informações sobre a mais recente etapa da Operação Articulata, que levou ao afastamento do prefeito de Candeias do Jamari, Valteir  Queiróz, por 90 días.

A investigação está focada na má administração dos recursos públicos pela atual gestão de Candeias do Jamari, envolvendo práticas fraudulentas em licitações e não cumprimento de contratos públicos por meio de ações ilegais conduzidas por agentes públicos e empresários.

De acordo com Aline Neiva, foi identificado que houve superfaturamento e direcionamento nas contratações das empresas envolvidas, prejudicando a ampla concorrência nas licitações.

- Advertisement -
- Advertisement -

À medida que as investigações avançaram desde a primeira fase, foi possível comprovar que valores indevidos foram ocultados e utilizados para a compra de gado, sendo dissimulados em nome de terceiros, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro. As medidas requeridas pela Polícia foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, resultando no afastamento do prefeito.

- Advertisement -

Seguindo o objetivo desta segunda fase, que era identificar bens adquiridos por meio de corrupção, os familiares do prefeito de Candeias se tornaram alvos da operação. Com base nisso, foram emitidos três mandados de busca, que resultaram na apreensão de celulares e cabeças de gado, além de constatar a falta de disponibilidade de recursos nas contas bancárias.

Segundo a delegada, os animais apreendidos foram encontrados na propriedade rural pertencente ao sogro do prefeito de Candeias do Jamari, localizada no interior do Acre.

“A aquisição desse gado, foi comprovado por meio da quebra de sigilo bancário, que parte desse valor foi enviado por um dos empresários, já inclusive indiciado junto com o prefeito na primeira fase”, afirmou a delegada aos jornalistas.

Aline Neiva também informou que, na primeira fase, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando no afastamento de dois servidores públicos. Agora, na segunda fase, foram cumpridos os três mandados de busca e apreensão, juntamente com a medida cautelar de afastamento do prefeito.

Fonte: Por Rondoniadinamica

- Advertisement -


Veja também

Banner

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas