Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Idaron reforça a atenção para a campanha de declaração obrigatória de rebanhos




A segunda etapa da declaração de rebanhos, realizada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia teve início dia 1° de novembro e segue até o dia 30 deste mês. Até o momento, apenas 30% dos produtores rurais, os quais são obrigados a declararem os rebanhos à Idaron, aderiram à campanha. Desse total, cerca de 30,4% das declarações foram  online. “O produtor que deixar a declaração para a última hora, tanto pela internet quanto presencialmente, estará gerando morosidade no sistema de recepção das declarações e filas nas unidades locais da Agência”, alertou o coordenador técnico da Agência, Walter Cartaxo.

Vale destacar que, a mesma senha utilizada para emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA online, permite também o acesso ao link de declaração dos rebanhos.

Devem declarar os rebanhos; os criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. Quanto antes o produtor declarar, mas rápido ele poderá voltar a emitir GTA, visto que a emissão do documento está condicionada ao ato de declaração dos rebanhos.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Quem ainda não efetivou login no sistema, para cadastrar senha de acesso, basta entrar no site da Agência, pelo computador ou celular e fazer o cadastro. É tudo muito rápido e a declaração pelo site pode ser realizada em qualquer dia e horário, inclusive nos sábados e domingos”, explicou Walter Cartaxo.

- Advertisement -

FATOR ECONÔMICO

A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OMSA – Organização Mundial da Saúde Animal. “A declaração permite à Idaron atualizar, a cada seis meses, o banco cadastral de dados. Ou seja, esse é um dos compromissos que integra a política de responsabilidades compartilhadas entre Estado e pecuarista”, destacou o técnico.

“Ao declarar nosso rebanho, estamos fortalecendo nossa economia, pois certificamos ao consumidor a qualidade de produção. Um rebanho sadio e inspecionado, além de garantir produtos de qualidade, eleva Rondônia a mercados ainda mais rentáveis”, completou.

POTENCIAL

Rondônia tem o maior rebanho bovino dentre as áreas reconhecidas pela OMSA, como livres de aftosa sem vacinação, mostrando o quão grande é a responsabilidade e a importância da parceria entre Estado, produtor e entidades privadas para prevenir qualquer tipo de doença que possa afetar a economia e pecuária como um todo.

Fonte
Texto: Toni Francis
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas