Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Domingo, 28 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Estresse hídrico e doenças do solo ameaçam a safrinha de milho

- anúncio-

Foto: Divulgação

A chamada segunda safra de milho, popularmente conhecida como safrinha, tem se firmado como uma parte crucial da produção agrícola no Brasil, revelam dados recentes. Uma vez relegada a segundo plano e vista apenas como uma maneira de manter o solo coberto, nos últimos anos, a safrinha de milho tem ganhado destaque e agora representa quase metade da área de cultivo tradicional de grãos no verão. Apenas em 2023, a produção atingiu mais de 87 milhões de toneladas.

No entanto, o aumento na produção da safrinha também trouxe consigo a necessidade de novas estratégias para lidar com essa produtividade em expansão. “As doenças do solo vêm aumentando em diferentes culturas e regiões do Brasil. Especialmente no milho temos notado o aumento de doenças de solo, em função do ataque de cigarrinha do milho (Dalbulus maidis) e infecção com molicutes, que deixam as plantas mais debilitadas e suscetíveis a alguns patógenos de solo, como o Fusarium”, explica Antônio Soares, gerente de biológicos da FMC, empresa de ciências para a agricultura.

Para evitar impactos na produtividade dos agricultores, especialistas indicam o uso de soluções que afetem a fisiologia da planta, tornando-a mais resistente ao estresse hídrico, um dos principais desafios enfrentados atualmente. “O Programa Gennesis® da FMC, composto pelos produtos Seed+®, Presence Full® e Ataplan®, combina a bioativação com a proteção do cultivo contra os efeitos do estresse abiótico, ataques de nematoides e doenças de solo permitindo um melhor estabelecimento da lavoura e a proteção contra ataque de pragas e doenças”, afirma.

- Advertisement -
- Advertisement -

A produção total estimada para esta safra de milho está em 117,6 milhões de toneladas, representando uma redução de 10,9% em relação ao ciclo anterior. Essa queda é reflexo de uma diminuição na área plantada e de uma deterioração nas expectativas de rendimento das lavouras. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as decisões dos produtores relacionadas à safrinha de milho dependem não apenas dos custos envolvidos, mas também de fatores climáticos, da disponibilidade de janelas para o plantio e dos preços de mercado.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas