Banner
Banner
Banner

Banner


Sábado, 18 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

PF deflagra operação de combate a grilagem de terras da União feita por Orcrim armada em RO

- anúncio-

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 7, a “Operação FLORESTA PROTEGIDA”, visando desarticular organização criminosa responsável por realizar invasão na FLONA Jacundá, e o posterior desmatamento, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Floresta Nacional, crime popularmente conhecido por grilagem de terra.

Foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 9 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho/RO, que ainda autorizou o sequestro e arresto de bens dos investigados até o limite de R$ 20.608.270,00 (vinte milhões, seiscentos e oito mil, duzentos e setenta reais).

As investigações tiveram início após diversas denúncias feitas pelos órgãos de fiscalização, bem como situações de flagrante realizados na região, constatando-se que a FLONA Jacundá estaria sendo objeto de invasão e desmatamento por uma organização criminosa armada, que vendia lotes de terra no local.

- Advertisement -
- Advertisement -

O modus operandi do grupo era o aliciamento de um grande volume de pessoas para aderirem a invasão, no intuito de dificultar, ou até mesmo impossibilitar, a atuação dos órgãos de fiscalização e investigação. Parte dos investigados possui amplo histórico de atuação em invasões de terra, inclusive foram alvos de Operação Canaã, deflagrada pela Polícia Civil em junho de 2021.

- Advertisement -

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato (art. 171, CP), invasão de terras da União (art. 20, Lei nº 4.947/66), causar dano direto à unidade de conservação e desmatar floresta nativa (arts. 40 e 50-A da Lei 9.605/98), portar arma de fogo de uso permitido (art. 14 da Lei 10.826/2003), constituição de organização criminosa armada (art. 2º, §2º, Lei nº 12.850/13) e incitação a prática de crime (art. 286 do CP), sem prejuízo de outras imputações penais identificadas ao longo das investigações.

Os presos, após ouvidos na sede da Polícia Federal, serão encaminhados para o sistema prisional onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

O nome da operação, “Floresta Protegida”, faz referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar e proteger a Floresta Nacional, bem como reprimir a atuação de grupos criminosos na região.

 

 

 

- Advertisement -


Veja também

Banner

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas