Banner
Banner
Banner

Banner


Quarta-feira, 01 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner



RO: 18 propriedades são notificadas para nova vacinação após morte de bezerro por raiva bovina

- anúncio-

(Foto: SEMCOM/Governo de Rondônia)

Um laudo divulgado nesta semana confirmou um caso de raiva bovina em uma fazenda de Cabixi (RO), a 808 km de Porto Velho. Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), outros 12 animais morreram na mesma propriedade, em dezembro de 2019, e só agora o proprietário teria informado os óbitos.

No final do mês de janeiro, a veterinária da agência local foi acionada até a propriedade para investigar a morte de um bezerro na fazenda. Após os exames, o resultado foi positivo para raiva.

De acordo com a Idaron, os outros 12 animais foram enterrados pelo dono da fazenda em dezembro e, por isso, não foi possível identificar se eles também morreram em decorrência da raiva.

- Advertisement -
- Advertisement -

O Coordenador do Programa Estadual de Controle da raiva dos Herbívoros, Dalmo Bastos Sant’Anna, informou ter notificado todas as fazendas pecuárias localizadas em um raio de 12 quilômetros.

- Advertisement -

“As 18 fazendas que estavam nesse raio foram notificadas sobre a situação. Ao todo, 16 propriedades já vacinaram todos os animas e, até ontem, apenas duas ainda não tinham terminado com as vacinações” disse o coordenador. Também está sendo realizado na região o controle de morcegos, transmissores da doença.

Ainda segundo o coordenador, o último caso da doença no estado foi em Seringueiras (RO), em novembro do ano passado. Na época, três bovinos foram infectados em duas fazendas diferentes.

A Idaron informou que enviou um ofício para a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) para descartar a infecção em seres humanos, pois o proprietário e vaqueiro tiveram contato com o bezerro.

 

- Advertisement -

Veja também



Banner

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas