A comarca de Colorado do Oeste realizou na última semana, o mutirão carcerário. O mutirão teve início no dia 12 de agosto, sendo atendidos individualmente, cerca de 84 processos de detentos, que cumprem pena nos regimes fechado e semiaberto.
A ação envolveu a Vara de Execuções Penais de Colorado do Oeste, representado pela juíza Márcia Regina Gomes Serafim e servidores do Fórum; o Ministério Público de Rondônia, representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Leventi Guimarães; a Defensoria Pública de Rondônia, representada pela defensora pública Flávia Albaine Farias da Costa; Prefeitura de Colorado do Oeste, delegacia de Polícia Civil do município, Polícia Militar e Agentes Penitenciários.
Os mutirões possuem a finalidade de revisar processos, monitorar o sistema prisional e realizar atendimentos pessoais dos reeducandos, para a verificação da execução da pena que cumprem, com detalhes a respeito do cumprimento, garantindo assim, a promoção dos direitos ou benefícios dos presos de maneira mais célere.
Antes do início dos atendimentos, os reeducandos passaram por revisão médica, feito pelos servidores da Secretaria de Saúde do município. Também houve a confecção de carteiras de identidade, a fim de facilitar a possibilidade de ressocialização, pois muitos não possuíam qualquer documento pessoal, que afetaria diretamente o retorno ao convívio social e acesso ao emprego.