Nesta quarta-feira, 29, a cidade de Pimenteiras do Oeste/RO, estará recebendo centenas de fiéis para a tradicional festa do Divino Espírito Santo
A festa do Divino Espírito Santo, deste ano, começou no dia 22 de abril na localidade de Surpresa, com o “Batelão do Divino” largando rumo à cidade de Pimenteiras de Oeste/RO; onde deverá chegar nesta quarta-feira, 29.
Com 134 anos de comemoração, a festa será comemorada com procissão e missa. A programação religiosa se encerrar no domingo, 01 de junho.
No primeiro dia de festa, às 16h00, começa a procissão até a Igreja com o Pároco Padre José Elio, e às 19h00 será a Santa Missa. No dia 30, haverá procissão do mastro acompanhando as atividades da Romaria do Divino e a festa encerra no dia 01/06.
A Festa do Divino Espírito Santo chegou ao vale do Guaporé em 1894, porém só foi regulamentada pela diocese de Guajará Mirim em 1930 quando Dom Xavier Rey normatizou a romaria, no Vale do Guaporé, sendo a única no Brasil que acontece via fluvial. A tripulação do Batelão do Divino é formada pelos Remeiros, Cantores, Mestre e Guardião dos Símbolos, durante a peregrinação, este ano visita 41 comunidades ao longo do Rio Guaporé e afluentes pelo lado brasileiro e pelo lado boliviano.
A Festa só alcança o ápice, quando o Batelão chega à localidade de Pimenteiras do Oeste, que vai realizar a festa. A Coroa e o Mastro chegam a Pimenteiras às 16 horas do dia 29/05.
A Festa do Divino Espírito Santo no Vale do Rio Guaporé, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, é uma das maiores, senão a maior, manifestação do Patrimônio Imaterial da região. A Irmandade fez o pedido de Registro como Patrimônio Cultural Brasileiro junto ao IPHAN. O Batelão conduzindo os símbolos sagrados do Divino chegará na localidade de Remanso, Bolívia no dia 5 de junho, às 16 horas. A data é móvel e acontece no dia de Pentecostes, ou seja, 50 dias após o domingo de Páscoa.
Fonte: Hoje Rondônia