Banner
Banner
Banner

Banner


Sábado, 11 de maio de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Focado no produtores rurais, inicia hoje o 4º Seminário de Florestas Plantadas

- anúncio-

Foto: Shutterstock

Serão três dias de evento

Inicia nesta quinta-feira, 23, e se estende até o sábado, 25, o 4º Seminário de Florestas Plantas. O programa que é uma iniciativa do governo estadual, por meio da Coordenadoria de Floresta Plantada da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) será realizado na Faculdade Avec de Vilhena, localizado na Rua Liliana Gonzaga, 1265, no bairro Bela Vista.

Em entrevista ao FOLHA, o Coordenador do Programa Floresta Plantadas, Edgar Menezes Cardoso, explica que como a 4ª edição do seminário está focada no pequeno produtor rural, técnicos da Emater – braço do governo na área rural – bem como engenheiros florestais de diferentes cidades estarão presentes para auxiliá-los e atualizá-los.

- Advertisement -
- Advertisement -
Coordenador do Programa Florestas Plantadas, Edgar Menezes juntamente com a Secretária Regional, Débora Dutra em entrevista ao FOLHA

Menezes destaca também que, como o Programa busca que o produtor rural conheça as experiências, potencialidades, oportunidades e plantios exitosos que existem na região de Vilhena, produtores de 15 município do Estado estarão presentes no evento. “Esperamos que todos eles tenham motivação durante o seminário para que iniciem mais uma atividade econômica, que é o plantio de florestas”, diz o Coordenador enfatizando que aquela atividade também recupera áreas degradadas, corrige o passivo ambiental dos imóveis e traz oportunidade de aumento de renda na propriedade.

- Advertisement -

Falando em recuperação ambiental, Menezes ainda explica que, o plantio de pinus tropicais e eucalipto na região está contribuindo muito com o meio ambiente.

Atualmente em Vilhena há um empresa que trabalha com tratamento de eucalipto. Ela que tem um viveiro com capacidade de 5 mil mudas, já desenvolveu inclusive clones de eucalipto.

Durante os três dias de evento, os participantes terão palestras que buscam disseminar informações técnicas e jurídicas, e o Dia de Campo – que consiste em uma visita a empresas que trabalham com florestas plantadas -. No seminário os produtores também terão contato com os empresários que estão em busca de parcerias para aquisição de áreas, oportunizando dessa forma ganhos econômicos, sociais e ambientais com a atividade florestal em Rondônia.

 

Confira a programação que inicia hoje à noite

Confira abaixo a programação do Seminário:

23.08

Abertura ás 19h30 – Solenidade de abertura com o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Rondônia – Daniel Pereira, com o Secretário de Desenvolvimento Ambiental – Hamilton Santiago e autoridades convidadas.

Palestra “Cenários do Setor Florestal no Brasil e em Rondônia” às 21h – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Joésio Deoclécio Pierin Siqueira, Sócio e Diretor do STCP Engenharia de Projetos e LTDA.

24.08

Palestra “Fomento Florestal – Dúvida ou Solução?” às 08h30 – Ministrada pelo Engenheiro Florestal, Manoel Francisco Pereira, formado pela Universidade Federal do Paraná. Especializado em Mercado Florestal e Indústria pela Universidade Universidade Real da Suécia.

Palestra “Operação de uma usina geradora de energia elétrica, a partir da Biomassa florestal” às 09h30 – Ministrada pelo Gerente Gestor de Florestas da Eletrogóes S.A, abordando sobre o empreendimento Hidrelétrica Rondon II, instalada em Pimenta Bueno.

Palestra “ Cultivos Florestais de Pinho Cuiabano ou Paricá: Experiências exitosas no Estado do Pará em Rondônia” às 10h – Ministrada pelo Consultor Florestal, Adilson Pepino.

Palestra “Uma Visão geral do comércio de Goma Resina – Produção, Industrialização e Comercialização” às 11h – Ministrada por Laércio Couto, Engenheiro Florestal pela Universidade de Viçosa, Doutor em Florestas pela Universidade de Toronto – Canadá e Pós Doutorado em Florestas e Agroflorestas pela Universidade de Colorado – Estados Unidos. Ex presidente do Conselho de Administração da CBNC – Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável e Consultor Florestal.

Palestra “As experiências de Campo na condução do projeto” às 14h – Ministrada por Kátia Regina Casulo. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Gerenciamento Municipal e Recursis Hídricos pela UFPR.

Palestra “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta” às 14h30 – Ministrada por Vicente de Paulo Campos Goudinho, Engenheiro Agrônomo e pesquisador da Embrapa.

Palestra “Programa de Regularização Ambiental – PRA” às 15h15 – Ministrada por Matheus Carvalho Dantas, advogado e Procurador do Estado de Rondônia. Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – SC, especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela PUC – MG.

Coffee break às 15h45

Apresentação “Créditos para plantios florestais” às 16h – Banco da Amazônia

Apresentação “Linhas de Créditos para Plantios Florestai, Programas ABC, Linhas de Crédito do BNDES para o PRONAF Florestais” às 16h30 –Sicoob.

Reunião com Produtores Rurais às 17h – Rodada de entendimentos com produtores rural pra discutir projetos com vista de plantios florestais – Consultor Florestal Manoel Moreira, Técnicos da EMATER, BASA, SICOOB, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Rondônia – FETAGRO, Federação de Agronomia e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON.

25.08

Dia de Campo – Saída de Vilhena às 08h.

Visita à uma Usina de Tratamento de Madeiras da Empresa TrataNorte – às 08h15.

Visita à duas fazendas com plantios de Pinus Tropicais – Fazenda Grande Hora e Fazenda da Empresa OCB Silvicultura LTDA – Na Fazenda OCB será oferecido um almoço aos presentes e após o almoço, regresso dos participantes aos destinos.

 

 

 

Texto: Redação FV

Foto: Folha de Vilhena

- Advertisement -


Veja também

Banner

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas