Tratado como um projeto de saúde pública, o Ciclo de Palestras de Educação no Trânsito é realizado em escolas da rede municipal e estadual de ensino numa parceria entre as secretarias de Trânsito e Educação de Vilhena e a Secretaria de Estado de Educação. Desde o dia 19 de julho, com cronograma previsto para durar até o dia 4 de setembro, as mais de 40 palestras apresentam com orientações verbais, vídeos e depoimentos que conscientizam os estudantes sobre cuidados e riscos no trânsito.
O capitão da reserva da Polícia Militar José Francisco Teixeira, palestrante e coordenador do projeto, afirma que o trânsito é um problema de saúde pública, visto que quanto menor o número de imprudências e menor o número de vítimas, mais desafogado será o atendimento no Hospital Regional. Realizadas de forma interativa, as palestras envolvem as crianças e adolescentes de todas as escolas, fazendo os pequenos refletir sobre a importância do respeito às leis de trânsito e cobrar atitudes responsáveis de seus familiares, em casa.
VILHENA EM NÚMEROS – Vilhena conta hoje com uma frota de aproximadamente 55 mil veículos cadastrados no Detran, destes 22 mil são placas vermelhas (táxis, ambulâncias, caminhões, vans e afins). Segundo dados da Prefeitura, a média de acidentes de trânsito com vítimas por ano é de 1035, sendo que cerca de 80% destes têm motociclistas envolvidos, causando 16 mortes por ano, em média.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – Para o coordenador da Semtran, Roccio Aires Candido, a maior ferramenta para resolver este problema é a Educação. O ciclo de palestras é realizado em todas as escolas públicas, municipais e estaduais da cidade, conscientizando e alertando crianças e jovens da 1ª série do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio.
O próximo ciclo de palestras está programado para acontecer de 18 a 25 de Setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, período em que o trabalho de conscientização é intensificado, com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde.
Fonte: Semcom
- Advertisement -