Uma reunião que visava o recebimento do idealizador e apoiador do Projeto do Colégio Militar no Estado de Rondônia, Cabo Jhony Paixão (vereador do município de Ji-Paraná) foi realizada nessa quarta-feira (11) de julho, no auditório da Câmara Municipal de Colorado D’Oeste.
Na ocasião estiveram presentes o Policial Militar aposentado e Presidente da Associação Nakayama de Karatê (em Colorado D’Oeste-RO), o Professor Sub Tenente PM Cido, assim como militares, universitários, professores, supervisores, pais e alunos de escolas públicas estaduais e municipais, funcionários do setor privado e empresários.
Durante o encontro, o convidado ministrou uma palestra esclarecendo algumas dúvidas sobre as diferenças entre as escolas do âmbito público, civil e do militar, demonstrando aspectos que apreendeu em sua experiência no município onde mora – e onde existe uma escola militar. Além disso, apresentou outras experiências em escolas de vários municípios rondonienses e de outros estados, visitadas por ele.
Ainda aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns pontos sobre o Decreto de Lei que traz a regulamentação do implante de escolas militares em Rondônia, explicando os procedimentos no município de Colorado D’Oeste que devem ser tomados para a implantação de uma escola militar.
O policial ainda enfatizou a necessidade da aceitação pública geral para que a escola militar possa ganhar êxito em sua implantação e, com o decorrer do tempo, se torne mais forte e valorizada pela população, conquistando novos alunos e apoio. Para finalizar, colocou a si e sua equipe à disposição para que todos possam caminhar os próximos passos juntos rumo à busca pela implantação da escola militar em Colorado D’Oeste.
Os participantes da reunião se mostraram muito animados com as propostas oferecidas, colocando-se favoráveis ao implante do colégio militar e já caminhando para o que poderá ser o primeiro passo nessa caminhada: a coleta de assinaturas para um abaixo-assinado.
Em Vilhena já há uma escola militar, na qual o projeto foi aprovado no ano de 2017, que passou a chamar-se Colégio da Policia Militar Tiradentes – antiga escola estadual Zilda da Frota Uchoa. Outro modelo que segue as diretrizes militares também foi implantado na capital rondoniense, Porto Velho, e hoje é referência de ensino local.
Texto: Redação FV
Fotos e fonte: Assessoria