Pintando quadros que retratam diversas cidades dos países da América do Sul, Henry Magont, artista plástico colombiano desde os oito anos que já viajou por cerca de nove países sul-americanos – entre eles Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela –, está atualmente expondo suas obras no Fórum Cível de Vilhena, localizado na Avenida Luíz Maziero, 4432, Jardim América.
Com telas pinceladas a partir da visão de Henry sobre os lugares por onde já passou, as pessoas que conheceu e seus sentimentos com relação ao ambiente, o artista traz como sua característica de pintura as telas em 3D – produzidas com relevos e galhos que criam a sensação de vida de uma obra, onde todos os materiais utilizados são recicláveis.
Henry conta que um quadro maior leva em média um mês para ficar pronto, mas afirma que “o tempo para pintar é muito relativo, é a vontade mesmo e quando se está pintando um quadro a gente acaba não medindo o tempo, às vezes até se esquece de comer”.
Além das telas 3D, o colombiano também produz arte abstrata, realista, figuras humanas, entre outras. Como está fazendo uma turnê por todos os países sul-americanos, Henry não carrega muitos quadros consigo, vendendo-os e produzindo mais ao longo dos dias que passa nas cidades em que para.
Em Rondônia há algumas semanas, o artista já passou por Porto Velho (onde expôs no Shopping da cidade), em Cacoal (expondo durante a inauguração do Shopping da cidade), na cidade de Rolim de Moura, em Vilhena já esteve no Park Shopping, e agora está no Fórum Cível, permanecendo no local até o dia 15 de junho.
De Vilhena, Henry conta que pretende seguir rumo ao Sul do Brasil, para o litoral catarinense e a cidade de Chapecó.
Texto: Mizellen Amaral
Fotos: Mizellen Amaral/Folha de Vilhena
Fonte: Folha de Vilhena