Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Projeto de Fertilização in Vitro para melhoramento genético de rebanho leiteiro é lançado em Colorado




A Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural em Rondônia (EMATER/RO) lançou na tarde desta quarta-feira, 04, no município de Colorado do Oeste, o projeto de Fertilização in Vitro (FIV), técnica utilizada para a reprodução e melhoramento genético do rebanho leiteiro, aumentando, dessa forma, a produtividade com maior qualidade de leite produzido na região.

No evento estiveram presentes produtores e autoridades políticas estaduais e municipais, que conseguiram conhecer de perto o programa de melhorias da produção de leite através da biotecnologia da Fecundação in Vitro.

- Advertisement -
- Advertisement -

- Advertisement -

Durante a apresentação do projeto pelo zootecnista, Enio Milani demostrou qual é a produtividade de leite em alguns países, tais como: Alemanha, Argentina, Brasil e Nova Zelândia. A título de exemplo, foi mencionado que um litro de leite no Brasil custa menos que um litro de água, e que, além disso, o preço internacional do leite é no valor de 0,25 centavos de dólares.

Também foram entregues aos produtores 500 vacas prenhas Girolandas 1/2 sangue inseminadas.  A cooperativa de crédito Sicoob juntamente com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) de Colorado prestarão total apoio aos produtores beneficiados com os animais.

A fertilização in vitro, ou FIV, é uma biotécnica utilizada como alternativa para acelerar a produção de bovinos geneticamente superiores. Junto à inseminação artificial e à transferência de embriões, a fecundação in vitro é uma técnica responsável pela rápida progressão genética, principalmente em animais de produção.

A FIV permite que uma reprodutora produza centenas de bezerros em um mesmo ano. Esta técnica permite evitar o descarte precoce de fêmeas geneticamente privilegiadas, portadoras de alterações adquiridas que impeçam que a reprodução ocorra de forma natural.

O deputado Luizinho Goebel que também esteve presente no evento ressaltou que, atualmente os laticínios funcionam com um 1/4 de sua capacidade de produção, e enalteceu o projeto que melhorará a genética do rebanho leiteiro na região do cone sul, se tornando modelo para os demais municípios de Rondônia.

Já o deputado Cleiton Roque aproveitou a ocasião para anunciar a destinação de R$ 490 mil para Colorado do Oeste que serão investidos em recapeamento asfáltico e R$ 60 mil para a Associação de Pais Amigos dos Excepcionais.

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho destacou também no evento, o trabalho que o zootecnista Enio Milani vem desenvolvendo pelos pequenos produtores há mais de 30 anos no cone sul através da Emater e da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste.

 

 

 

 

 

 

Texto e fotos: Redação

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas