Uma cena inusitada registrada no Rio Guaporé, em Rondônia, chamou a atenção nas redes sociais nesta semana. Um jacaré entrou na barreira de proteção instalada pelo Projeto Quelônios do Guaporé, voltada à preservação de tartarugas, e atacou filhotes da espécie. Durante a ocorrência, o animal também tentou avançar contra um agente de proteção que atuava no local.
O caso aconteceu na manhã do dia 12 de dezembro, em uma das praias monitoradas pelo projeto. Segundo Zeca Lula, presidente da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé (Ecovale), responsável pela ação, a equipe realizava vistorias nas áreas de desova.
Ao chegarem à praia, os agentes encontraram o jacaré dentro do cercado de proteção, onde estavam ovos e filhotes de tartarugas. Durante a tentativa de retirar o animal, o réptil avançou contra um dos agentes. Após ação conjunta, o jacaré foi espantado e voltou para o rio. Ninguém ficou ferido.
Na quarta-feira (17), a equipe flagrou uma situação semelhante em outra praia da região. Desta vez, o invasor na área de tartarugas era um jacaré com apenas três patas. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o animal teria perdido um dos membros possivelmente após ataque de piranhas. O réptil foi retirado da área sem avançar em ninguém.
O Projeto Quelônios do Guaporé é uma iniciativa da comunidade ribeirinha, representada pela Ecovale, e atua na preservação das tartarugas que desovam nas praias do rio. O trabalho inclui a proteção de ovos e filhotes contra a predação humana e animal, com a devolução dos animais à natureza após período de monitoramento.
G1RO
