Na manhã desta segunda-feira, 29, moradores do Bairro Ypê, realizaram uma manifestação pacífica no Paço Municipal, em frente ao gabinete do prefeito Zé Rover para reivindicar a instalação de energia elétrica.
Já são mais de 150 famílias moradoras do bairro, que se encontra em total abandono pelo poder público, já que, há cerca de 7 anos não tem iluminação na região. A maior parte dos moradores do bairro se instalaram ali após terem sido removidos da área do SAAE, em 2011.
Os moradores fizeram o uso de velas, cartazes e gritos para protestar. ““Lembrado na eleição, esquecido na escuridão”, foi uma das frases usadas durante a manifestação.
De acordo com o presidente da associação de moradores, André Oviczki Gomes, em dezembro o prefeito reuniu a população moradora do bairro e prometeu que faria a instalação da energia elétrica em 60 dias, porém, até hoje nada foi resolvido.
Os moradores do bairro Ypê que tem contavam com a solidariedade de moradores dos bairros vizinhos, que, quando possível, faziam ligações clandestinas de energias tiveram a rede elétrica cortada pela Eletrobrás na última sexta-feira, 26.
A promessa da mudança do terreno foi feita há cerca de 7 anos, ainda no 1º mandato do prefeito Zé Rover e desde então os ocupantes do bairro Ypê vem sofrendo com a falta de iluminação. “Não tem mais como esperar, nós temos que protestar”, diz o morador e pastor Macalli.
Texto e fotos: Sabrina Mathias