Imagens que circulam na internet mostram imensas pepitas de ouro que foram encontradas na região
Uma nova corrida do ouro tem atraído mais de duas mil pessoas para o município de Pontes e Lacerda no oeste de Mato Grosso. Em uma serra localizada a 40 quilômetros da cidade a descoberta de ouro tem atraído diversas pessoas ao local, inclusive de moradores de estados vizinhos como Pará e Rondônia.
A serra já é chamada de “a nova Serra Pelada” em alusão a grande jazida de ouro encontrada e quase praticamente exterminada pela mineração amadora no Pará. O que mais tem atraído aventureiros ao local são as histórias que se espalham diariamente pela internet sobre a descoberta de pepitas de ouro imensas na serra de Pontes e Lacerda.
Fotos e vídeos no local estão sendo compartilhados pelas redes sociais e tem feito com que mais e mais gente chegue todos os dias ao município mato-grossense. Quem se aproxima da “nova serra pelada” já se depara com uma fileira de carros estacionados ao pé do morro. Segundo relato de moradores da cidade e fazendeiros próximos ao local, muitas pessoas já começaram a ganhar dinheiro com a exploração aurífera na região, tanto com a venda de terras para mineração quanto com a descoberta de ouro.
Mesmo com a constante chegada de pessoas e a exploração ilegal do meio ambiente, muito pouco foi feito pelas autoridades. A polícia civil do município alegou que fez uma operação no garimpo ilegal e chegou a prender alguns suspeitos. Cogita-se que o Exército Brasileiro possa estar preparando uma operação, justamente para evitar que algo semelhante a Serra Pelada paraense volte a acontecer. Mas, segundo informações de oficiais, nada ainda foi pensado para ser feito na região até agora.
O Documento