Quinta-feira, 23 de julho de 2026 - [email protected]


PL lança Marcos Rogério como candidato ao governo de Rondônia


- Advertisement -
Na ordem da esquerda para a direita: Marcos Rogério (PL) e Delegado Camargo (Podemos). — Foto: Mateus santos/g1RO

O Partido Liberal (PL) confirmou a candidatura de Marcos Rogério ao governo do estado de Rondônia. A decisão foi tomada durante convenção realizada nesta quarta-feira (22), em Porto Velho.

Marcos Rogério da Silva Brito é formado em Direito e Jornalismo, além de mestrado em Administração Pública. Em 2018 foi eleito senador por Rondônia. Deixou o cargo disputar a vaga de governador. Em 2018 ele se candidatou mas não ganhou.

Outras candidaturas aprovadas na convenção:

  • Delegado Rodrigo Camargo (Podemos) para vice-governador;
  • Bruno Bolsonaro Scheid (PL) e Fernando Máximo (União Brasil) para o Senado.

 

Durante a oficialização de sua candidatura, Marcos Rogério destacou o potencial econômico de Rondônia e afirmou que pretende governar com visão e responsabilidade. Segundo ele, a proposta é colocar o estado nos trilhos do desenvolvimento e “resgatar a esperança da população”.

“O recado, a mensagem que a gente deixa para a Rondônia é uma mensagem de esperança. É possível construir uma Rondônia de esperança. Essa união, esse agrupamento de liderança que nós fizemos aqui é de um único propósito, construir uma proposta de mudança, um caminho de mudança para o Estado”, destacou.

 

- Advertisement -

O PL vai disputar as eleições deste ano em Rondônia na coligação “Juntos por Rondônia” com os partidos Novo, Mobiliza e Podemos.

Calendário de convenções

 

As convenções são os eventos em que os filiados dos partidos se reúnem para escolher os candidatos nas eleições. A data limite é 5 de agosto.

Na sequência, os nomes devem ser registrados no Tribunal Superior (TSE) até o dia 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.

Nas eleições deste ano, em 4º de outubro, os brasileiros vão votar para:

  • presidente;
  • governador;
  • Senado (duas vagas por estado);
  • deputado federal;
  • deputado estadual;
  • deputado distrital (apenas no texto do DF).

 

Trajetória de Marcos Rogério

 

Marcos Rogério da Silva Brito nasceu em Ji-Paraná (RO), tem 47 anos e formação em Direito e Jornalismo, além de mestrado em Administração Pública.

Sua trajetória política, segundo dados do TSE, começou como vereador de Ji-Paraná (RO) em 2008. Também foi deputado federal e em 2018 foi eleito senador por Rondônia.

Deixou o cargo brevemente em 2022 para disputar a vaga de governador em Rondônia, mas não foi eleito.

G1.RO







Noticias