
O nível do Rio Acre marcou 11,7 metros na medição das 5h deste domingo (21), em Rio Branco. Em comparação com a medição do último domingo (14), quando marcava 6,9 metros, o manancial teve um aumento de 4,7 metros em sete dias, segundo o monitoramento da Defesa Civil municipal.
Ainda segundo o órgão, o manancial está acima da cota de atenção de 10 metros em Rio Branco, e a apenas 1,8 metro da cota de alerta de 13,5 metros. A elevação do rio está relacionada ao volume de chuvas acumulado em todo o estado em dezembro.
A medição deste domingo foi a maior registrada em toda a semana. Entre o último e este domingo, foram acumulados 122,6 milímetros de chuva, ainda conforme o monitoramento.
De acordo com o coordenador do órgão, coronel Cláudio Falcão, a capital deve seguir com dias chuvosos durante toda a segunda quinzena de dezembro, que acontecem com mais frequência por influência do fenômeno La Niña, que continua ganhando força.
“O fenômeno acaba trazendo um aumento significativo de chuvas inclusive ininterruptas, como as registradas nos últimos dias “, explicou.
g1Ac
