Fórum reúne instituições e lideranças para fortalecer políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas e dá origem a comitês regionais que atuarão de forma integrada pelo crescimento econômico do estado
O segundo encontro estadual do Fórum Permanente Rondoniense das Micro e Pequenas Empresas (FROMIMPE) reuniu, nos dias 5 e 6 de novembro, em Porto Velho, representantes de instituições públicas, entidades empresariais e da sociedade civil organizada.
O objetivo foi debater estratégias, desafios e oportunidades para o fortalecimento do ambiente de negócios em Rondônia, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.
Durante o evento, foram instalados comitês regionais, que passam a atuar de forma permanente por meio de grupos de trabalho dedicados a propor soluções para problemas específicos enfrentados pelos pequenos negócios.
Esses comitês terão a função de articular ações e diretrizes que impulsionem o empreendedorismo e incentivem políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas do estado.
“Um encontro importante para o estado de Rondônia, para todos os atores que fazem parte desse comitê, o governo do estado, a Fiero, a cadeia produtiva da região, que vem ao encontro dos anseios dos comerciantes, dos industriais e dos prestadores de serviço. O objetivo é desburocratizar, simplificar e atender as demandas dos territórios e municípios, fortalecendo o comércio local.” destacou José Alberto Anísio, superintendente do Sebrae em Rondônia.
A secretária executiva do FROMIMPE, Elizeth Mesquita, reforçou que o evento consolida o trabalho desenvolvido ao longo do ano:
“Hoje estamos aqui para consolidar as ações que foram realizadas em 2025. Contamos com a participação de 26 membros do Fórum, que durante esses dois dias discutiram resultados e novas propostas. Esperamos encerrar o ano com muitas entregas concretas.” afirmou.
O consultor de políticas públicas Ricardo Camargo ressaltou a relevância do intercâmbio de experiências entre estados:
“Trouxemos o Fórum do Paraná, o mais ativo do Brasil desde 2008, além de técnicos do Sebrae Nacional e o presidente da Federação Brasileira da Micro e Pequena Empresa. Foi um momento de troca, onde as lideranças de Rondônia puderam dialogar com referências de outras regiões e apresentar as ações locais desenvolvidas ao longo do ano.”
Para o gerente adjunto de Políticas Públicas do Sebrae em Rondônia, Fausto Keske, o FROMIMPE marca um passo essencial na consolidação da governança voltada aos pequenos negócios:
“É um marco para Rondônia. A instalação formal dos comitês regionais abre caminho para a construção de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas. E já estamos projetando 2026 como um ano de consolidação de políticas públicas que dialoguem diretamente com as necessidades desse segmento.”
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site
www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em
sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
ASSESSORIA