Enquanto a média brasileira é de 36% de esclarecimento dos homicídios, em Rondônia esse desempenho sobe para 92%, elevando o estado para o 2º lugar no ranking nacional, atrás apenas do Distrito Federal (96%). Os dados foram divulgados no relatório “Onde mora a impunidade? — Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios (2025)”, elaborado pelo Instituto Sou da Paz.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou os investimentos em estrutura, tecnologia e capacitação das forças de segurança. ‘O governo do estado tem colocado uma estrutura diferenciada a favor da justiça. Nossas polícias estão mais preparadas, equipadas e integradas. A atuação da Delegacia de Homicídios tem sido exemplar no combate à impunidade”.
Na prática, métodos modernos de investigação, cruzamento de dados, uso de ferramentas de inteligência e integração com outras instituições, como a Polícia Técnico-Científica, Polícia Militar e o Ministério Público, permitem que a maioria dos homicídios registrados no estado seja esclarecida em tempo recorde, garantindo justiça às vítimas e seus familiares, e colocam Rondônia entre os estados mais eficientes do país no enfrentamento à criminalidade, e evidenciam uma política de segurança pública bem-sucedida.
Da Redação