Documentário sobre mulheres quilombolas foi filmado na comunidade quilombola de Santa Cruz em Pimenteiras do Oeste (RO).
O curta-metragem “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” tem como objetivo mostrar a história e a cultura das mulheres do quilombo de Santa Cruz, localizado em Pimenteiras do Oeste (RO). O projeto retrata e destaca os desafios, tradições e sonhos dessas mulheres, valorizando sua força e resiliência.
Segundo a coordenadora do projeto, a documentarista Andréia Machado, a obra conta com 12 minutos de duração, classificação livre e interpretação em libras.
“Cada mulher possui uma história única e uma voz poderosa, compartilhando suas experiências de vida e enfatizando a importância das tradições culturais e da transmissão de conhecimento às gerações mais jovens. O documentário busca mostrar não apenas os desafios, mas também a alegria de viver e a resiliência das mulheres quilombolas, celebrando sua determinação e destacando a importância da igualdade de gênero e diversidade cultural”, destacou Andréia Machado.
O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC- Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo no Eixo II: Curtas Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, via Lei Paulo Gustavo.
Andréia Machado informou que o documentário será exibido em escolas de Vilhena, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, ampliando o acesso às histórias e experiências das mulheres quilombolas da região.
“Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” é uma homenagem à força, coragem e legado dessas mulheres, ressaltando a importância da preservação das raízes culturais de Rondônia para a valorização de sua riqueza cultural.
Texto e fotos: Assessoria