Nos dias 16 e 17 de setembro, a cidade de Ji-Paraná será palco de um evento voltado à saúde pública e inclusão: o II Programa de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Labiopalatina, promovido pelo Nufis Itinerante. O evento é gratuito e será realizado no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), na cidade.
A ação é uma realização do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), da Associação de Fissurados de Rondônia (Asfir) e da Operação Sorriso, com apoio do MPRO, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do deputado estadual Ezequiel Neiva (União Brasil).
Durante os dois dias de programação, haverá capacitação para profissionais da Atenção Básica, hospitais, acadêmicos e demais trabalhadores da área da saúde, com foco na melhoria do atendimento a pacientes com fissura labiopalatina — uma malformação congênita que afeta lábios e palato (céu da boca) e que demanda cuidados especializados.
O objetivo é ampliar o conhecimento técnico e sensibilizar os profissionais para a importância do acolhimento e do tratamento humanizado, além de fortalecer a rede de atendimento no estado de Rondônia.
Para o deputado estadual Ezequiel Neiva, Rondônia tem avançado significativamente na oferta de serviços voltados a pacientes com fissura labiopalatina. “Rondônia hoje é referência nacional no tratamento da fissura labiopalatina. Antes, era preciso viajar até Bauru (SP), enfrentando longas esperas e altos custos. Hoje, graças ao fortalecimento da nossa rede de atendimento, essas pessoas recebem cuidado especializado, com dignidade e perto de casa”, destacou o parlamentar, que tem sido um dos principais apoiadores da causa.
Neste ano, Ezequiel Neiva também prestou homenagem aos membros do Nufis e da Asfir, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas instituições em prol da inclusão e da saúde bucomaxilofacial.
A presidente da Asfir, Maria José Micheletti, celebrou a realização do evento e destacou os avanços conquistados nos últimos anos. “Já temos três leis aprovadas em parceria com o deputado Ezequiel Neiva, incluindo a que trata do direito ao tratamento digno para pacientes com fissura labiopalatina. Agradecemos aos profissionais e a todos os que têm lutado por essa causa”, afirmou.
No dia 18 de setembro (quinta-feira) também será realizado um aulão sobre Fissura Labiopalatina com o tema “Diagnóstico ao Tratamento Multidisciplinar” no auditório da Fimca, no município de Jaru.
As inscrições para os eventos de Ji-Paraná e Jaru podem ser realizadas diretamente pelo perfil oficial do Nufis no Instagram: @nufis.ro. Os interessados também podem obter mais informações por meio do número de WhatsApp: (69) 99341-5950.
Texto: Alexandre Almeida I Secom ALE/RO
Foto: Divulgação