O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
Entre os dias 2 e 4 de agosto de 2025, Vilhena (RO) será palco da 9ª edição do Circuito Nacional Nasce Capoeira – Etapa de Rondônia. O evento, que celebra a cultura e os valores da capoeira, reunirá praticantes, mestres e entusiastas em uma programação diversificada, com atividades abertas ao público e momentos de reconhecimento à importância da capoeira na região.
A abertura oficial acontece neste sábado, dia 2, às 19h, no Centro de Treinamento Cohab, com a realização do tradicional exame de troca de cordas, cerimônia que simboliza o avanço técnico e cultural dos capoeiristas.
No domingo, 3, a partir das 9h30, a Praça do Barcelona será palco de uma atividade ao ar livre, promovendo a interação da comunidade com a capoeira em um ambiente de valorização das raízes culturais afro-brasileiras.
Encerrando a programação, na segunda-feira, 4, às 19h30, será realizada uma Moção de Aplauso na Câmara dos Vereadores de Vilhena, em homenagem ao capoeirista Odair Belarmino popular ki-suco pela promoção cultural da capoeira no município há 35 anos fomentando a arte capoeira. O evento será finalizado com uma grande “berimbaladas”, reunindo toques e cantos em celebração coletiva.
O professor Ki Suco, que é organizador da etapa em Rondônia, destacou a importância do evento: “O Circuito Nasce Capoeira é uma forma de fortalecer nossa cultura e de reconhecer o esforço dos praticantes que mantêm viva essa tradição. Vilhena é um ponto importante dessa história.”
O 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira – Etapa de Rondônia é aberto ao público.
Texto e fotos: Andréia Machado