O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para transplantes. Em 2025, já foram realizados 30 transportes aéreos de pacientes, assegurados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO), por intermédio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA/CBMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Também já foram realizadas cinco missões para levar órgãos até os que necessitavam da doação para sobreviver.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que tanto o transporte de pacientes graves, quanto a de doações de órgãos, são situações que cada minuto é essencial para salvar vidas, por isso há essa mobilização integrada do governo, que tem resultado em missões bem-sucedidas e reforça o compromisso do governo do estado com a saúde da população.”
Além de economia de tempo, esse amparo aeromédico do governo de Rondônia representa economia de recurso público. Um voo com a própria aeronave do governo é, em média, 70% mais econômico do que o de uma empresa particular.
A missão conta com uma estrutura de efetivo orgânico de 18 militares, entre pilotos, operadores aerostáticos, operadores de suporte médico e equipe administrativa, além 3 tripulantes e 7 pilotos.
O Grupamento de Operações Aéreas (GOA/CBMRO) possui três aeronaves, sendo a Resgate 03 a aeronave com mais tempo de voo do grupamento, única aeronave no Brasil homologada para transporte de 2 pacientes full UTI, mostrando o diferencial da Saúde Pública de Rondônia.
Da Redação