Um vídeo publicado nas redes sociais nesta semana chamou a atenção para a paralisação das obras do viaduto no entroncamento entre a BR-364 e a BR-435, que dá acesso ao município de Colorado do Oeste, em Rondônia. Nas imagens, um cidadão desabafa e relata os perigos enfrentados diariamente por quem trafega na região.
A obra, segundo o autor do vídeo, está parada há quase dois anos. Ele afirma que a paralisação estaria relacionada a um impasse envolvendo a concessionária Energisa, que estaria cobrando um valor para desfazer serviços já realizados no local. Ainda conforme o relato, os responsáveis pela obra não estariam dispostos a arcar com os custos exigidos, o que estaria impedindo o andamento da construção.
“Isso aqui era pra ser um rodoanel. Isso aqui é o maior perigo. Pra você que vem atravessar, é um risco. Eu moro pra cá, preciso fazer esse retorno aqui. Olha o pessoal que tá passando aqui. Isso já vai pra dois anos dessa situação”, afirma o morador no vídeo.
Ele também critica a recorrência de paralisações em obras públicas. “Obra de governo, governo federal. Por que que toda obra de governo tem início, anda um pouquinho e já paralisa?”, questiona.
Nas imagens, é possível ver o trecho com estruturas inacabadas, além de veículos realizando manobras arriscadas para acessar ou sair da rodovia, o que, segundo o autor do vídeo, representa risco constante de acidentes. “Será que o governo está esperando ter vítima fatal, acidente, morte pra poder tomar atitude?”, desabafa.
O vídeo, que vem sendo compartilhado por usuários das redes sociais, cobra providências das autoridades responsáveis, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que a obra seja retomada e concluída, garantindo mais segurança para motoristas e moradores da região.
Folha de Vilhena