Sexta-feira, 23 de maio de 2025 - [email protected]

Semana das Mães Atípicas oferece atendimentos e serviços de saúde gratuitos nesta sexta-feira em Vilhena


 

A programação da 1ª Semana das Mães Atípicas de Vilhena reserva para esta sexta-feira, 23 de maio, um dia inteiro dedicado aos atendimentos e serviços de saúde voltados às mães atípicas, seus filhos e familiares. A ação acontece na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus Vilhena, com atendimentos das 7h às 11h e das 13h às 17h, realizados por uma equipe multiprofissional especializada.

A iniciativa é fruto de uma grande mobilização da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversas instituições, e visa garantir acesso facilitado a cuidados médicos, avaliações especializadas e encaminhamentos necessários, promovendo o bem-estar físico e emocional das famílias atípicas. O evento, por sua vez, foi idealizado e organizado pela vereadora Amanda Areval, em parceria com a Prefeitura de Vilhena, a Amavi, a OAB Vilhena, o deputado estadual Cirone Deiró, a Unir, a Uninassau, a Favoo, o Sicredi, a Assurv, a Apae, a Câmara e o deputado federal Thiago Flores.

Atendimentos oferecidos nesta sexta-feira, 23:
• Consultas médicas: atendimento com clínico geral, psiquiatra, além de psicólogos e fisioterapeutas, compondo uma assistência integral.
• Serviços de enfermagem e vacinação: orientações de saúde, aferição de sinais vitais e aplicação de vacinas, promovendo a prevenção de doenças.
• Encaminhamentos especializados: a Atenção Básica estará preparada para realizar triagens e encaminhar as participantes, quando necessário, a ginecologistas ou outros especialistas da rede pública.

- Anúncio publicitário -

Orientações jurídicas: a Favoo e a OAB Vilhena mobilizaram uma banca de 11 advogados voluntários para orientar mães atípicas quanto a seus direitos, gratuitamente. Acadêmicos de Direito também apoiarão o atendimento.

Atuação do Núcleo de Atendimento Multiprofissional (NAM):

O NAM também estará presente, oferecendo atendimentos com fonoaudiólogas, psicólogos e psicopedagogos, profissionais fundamentais para o diagnóstico e o acompanhamento de crianças com necessidades específicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que demandam intervenções precoces e continuadas.
Serviços da Assistência Social:

• Orientações sobre a emissão e renovação da Carteirinha do Autista: serviço gratuito, essencial para garantir direitos e facilitar o acesso a diversos benefícios.
• Orientações sociais: informações sobre programas como Bolsa Família, CRAS, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outras políticas públicas de assistência.
• Serviços de estética para as crianças: a Barbearia Willian Reis estará realizando cortes de cabelo gratuitos, proporcionando um momento de acolhimento e cuidado especial aos filhos das mães atípicas.

Segundo a vereadora Amanda Areval, idealizadora do evento, os atendimentos são um dos pilares mais importantes da Semana. “Nosso objetivo é proporcionar um espaço onde as mães e seus filhos possam receber cuidados essenciais, acolhimento e informação, tudo em um mesmo local, de forma gratuita e humanizada”, completa.

Texto e fotos
Assessoria

- Anúncio publicitário -

Policia Civil desarticula esquema criminoso e prende 4 pessoas por tráfico de drogas

  Nesta terça-feira (20), a Polícia Civil de Rondônia, por...

Vilhena recebe jogos das categorias de base

A Federação de Futebol do Estado de Rondônia encerrou as inscrições para as equipes interessadas em participar das competições das categorias de base do...

Prefeitura de Vilhena assina ordem de serviço para obra de asfalto e drenagem no Setor 22, com investimento superior a R$ 5 milhões

  Obra é esperada há décadas e contempla além da pavimentação, calçadas, sinalização e meio-fio A Prefeitura de Vilhena realizou, na manhã desta quinta-feira, 22, a...

INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes

A partir do próximo dia 30, agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos...
Pular para a barra de ferramentas