Na tarde do dia 12 de maio de 2025, durante patrulhamento ambiental no Ramal do Boi, uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagrou um homem em situação de crime ambiental e posse irregular de arma de fogo.
O indivíduo conduzia uma motocicleta puxando uma pequena carroça coberta, onde foram localizados três cães de porte grande em condições de maus-tratos, mantidos em espaço inadequado, sem ventilação e expostos ao calor intenso. O abordado informou que os animais estavam confinados há cerca de três horas.
Durante a revista, os policiais encontraram com o suspeito munições de calibres .22 e .28, além de duas armas de fogo, sendo uma espingarda e uma garrucha. Questionado, ele admitiu que se deslocava para realizar caça a animais silvestres, utilizando os cães e as armas para essa finalidade.
Diante da situação, foi dada voz de prisão, com posterior condução à Central de Flagrantes de Porto Velho, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (art. 14 da Lei nº 10.826/03) e maus-tratos contra cães (art. 32, §1º-A da Lei nº 9.605/98 – Lei de Crimes Ambientais).
Assessoria