Segunda-feira, 12 de maio de 2025 - [email protected]

Comissão aprova prazo para INSS analisar documentação de pescador e pagar seguro-defeso


 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa prazo de dez dias úteis para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) analisar a documentação do pescador artesanal que busca o seguro-defeso – benefício concedido aos pescadores durante o período em que a atividade pesqueira é proibida. O INSS é responsável por gerir e pagar o seguro-defeso.

- Anúncio publicitário -

Pela proposta, vencido esse prazo, a concessão será automática e o benefício depositado em conta vinculada ao CPF do pescador em até cinco dias úteis.

A medida, que consta no Projeto de Lei 848/24, recebeu parecer favorável do relator, deputado Raimundo Costa (Pode-BA). Segundo ele, a iniciativa vai tornar mais rápida a análise dos requerimentos de concessão do seguro defeso.

- Anúncio publicitário -

“Com isso, a proposição mitiga os efeitos da espera prolongada, que pode ter impacto devastador sobre aqueles que dependem desse recurso para a manutenção familiar durante o período de defeso”, reforçou.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

FICCO/RO cumpre um mandado de busca e apreensão e combate a associação criminosa

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de...

Mais de 5 milhões podem ter o título de eleitor cancelado

    O prazo para que eleitores regularizem os seus títulos vence na próxima segunda-feira (19). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de...

Javali com mais de dois metros e cerca de 300 kg é abatido por caçadores no interior de Minas

Um javali pesando aproximadamente 300 quilos foi abatido por dois caçadores na última semana, próximo a uma usina de cana-de-açúcar em João Pinheiro, no Noroeste de Minas...

‘Mãe do Pantanal’: biólogo registra onça-pintada e filhotes caminhando em MT; ‘cena rara’

Uma onça-pintada batizada de 'Nina' foi flagrada caminhando ao lado dos filhotes em meio ao Pantanal mato-grossense, próximo ao município de Poconé, a 104 km...
Pular para a barra de ferramentas