Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurosensorial em RO

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação e enfrentou quatro meses internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante esse período delicado, foi acometido por meningite, condição que deixou sequelas profundas: má formação das cócleas e uma surdez causada por neuropatia cerebral. Ainda assim, Arthur segue vencendo os desafios da vida com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), coordenado pela

Arthur, de seis anos, emociona com sua história de superação e cuidados garantidos pelo SUS e Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conforme a Portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999.

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é uma política pública que garante a pacientes de Rondônia o acesso aos procedimentos especializados em outros estados, quando esgotadas as alternativas no seu estado de origem. Por meio deste programa, o Arthur tem realizado tratamento na Universidade de São Paulo (USP), onde tem alcançado o seu desenvolvimento auditivo e de fala.

Entre janeiro e março deste ano, o TFD registrou 693 solicitações de processos, com 677 deferimentos, o que corresponde a uma taxa de aprovação de 97,7%. Esse alto índice de resposta positiva reflete a eficiência e o comprometimento do governo de Rondônia com as necessidades da população. Durante esse período, foram emitidas 13.566 passagens (ida e volta), abrangendo transporte aéreo e terrestre: 8.255 passagens aéreas para pacientes, 7.824 passagens aéreas para acompanhantes, 312 passagens terrestres para pacientes e 175 terrestres para acompanhantes. O mês de fevereiro foi o que registrou o volume de passagens aéreas para pacientes, com 2.804 emissões, refletindo o aumento da demanda e a capacidade de resposta do programa.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, histórias como estas são, além de exemplos de superação, demonstrações de como o governo tem oportunizado avanços por meio de investimentos em saúde pública. “Nos sentimos honrados ao ver o estado proporcionar que uma família tenha não só seus direitos garantidos, mas também a oportunidade dessa criança conseguir conviver socialmente”, evidenciou.

Com apoio do TFD, Arthur avança na audição e emociona com a força de sua mãe, Laura Chíxaro

Mesmo com pouca idade, Arthur já foi submetido à cirurgia de implante coclear no ouvido esquerdo. Este procedimento favoreceu parte do desenvolvimento auditivo. Laura Chíxaro, mãe do Arthur, afirma que a expectativa é de que, com a futura cirurgia no lado direito, ele alcance até 93% da audição da voz humana, saindo de uma surdez profunda estimada em 107%. “Arthur é uma promessa. Eu acredito no potencial dele, me empenho e invisto muito no seu desenvolvimento. Eu sou estudante de enfermagem, trabalho como doula e sou apaixonada pela área da neonatologia por conta do amor ao meu filho.”

Laura, além disso, é mãe atípica, e comenta como o TFD oferece auxílio nos desafios de criar uma criança neurotípica e surda. “Nunca fomos desamparados pelo estado. Sempre que buscamos nosso direito, fomos acolhidos com dignidade, com suporte completo — do tratamento à hospedagem em outro estado”, afirma.

A médica Celma Calixto, coordenadora do TFD, ressalta o impacto do programa. “O TFD proporcionou esperança e oportunidade para essa família. Nosso objetivo é permitir que crianças como o Arthur cresçam e se desenvolvam em seu maior potencial, atingindo seus objetivos como cidadãos dentro de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca.

A próxima etapa do tratamento de Arthur será a realização de novos exames e consultas médicas, com o objetivo de agendar a cirurgia no ouvido direito, ainda no primeiro semestre deste ano.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressalta que, o Sistema Único de Saúde proporciona qualidade de vida aos pacientes que necessitam do programa, por meio da Sesau. “A gestão do estado tem acompanhado a história da família e de tantas outras, assistindo-as, além de investir na importância de políticas públicas efetivas no cuidado com a vida da população”, pontuou.

 

Fonte
Texto: Camila Lima
Fotos: Arquivo pessoal
Secom – Governo de Rondônia






Noticias